quinta-feira, 10 de março de 2011

CRÔNICA SOBRE A MULHER


Amigos,


O carnaval passou.... parece um divisor de águas na vida dos brasileiros, mesmo para quem não curte o carnaval.... daqui para frente, é trabalho duro.... o ano inteiro...
Eu passei o feriadão em casa, quieta no meu canto, vendo os foliões se esbaldarem atrás do trio elétrico.... fiquei descansando a minha cabeça, limpando todo o estress do dia a dia.... me desconectei do mundo por 4 dias.... sem telefone, sem internet e com a companhia de pouquíssimas pessoas... ás vezes é bom sabe... se reservar um pouco, pensar na vida, refletir, ficar no silêncio.... muita agitação ás vezes nos deixa tontos, não conseguimos nem ouvir nossos próprios pensamentos....


Na terça-feira, eu em casa vendo TV, vi que muito se falou sobre o Dia Internacional da Mulher, acho interessante como esse dia é lembrado cada vez mais, legal ver que o "mundo" reconhece o valor da mulher, que ela é importante e desempenha um papel importante na sociedade, não apenas como mãe, esposa e dona de casa, mas também como profissional, consumidora, política, formadora de opinião..... é bom ver que muitas coisas mudaram para atender ás necessidades das mulheres, mas, ainda assim, ser mulher não é nada fácil...... muitas vezes, eu pensei, que seria melhor ter nascido homem... (principalmente na mesa de depilação... hahahahaha)... A mulher tem 455.213,12 mais preocupações do que o homem.... citarei apenas algumas: cuidar do cabelo (cortar, pintar, hidratar... etc..) das unhas (tem que estar sempre bem cuidadas e pintadas), fazer depilação o que eu considero uma tortura espontânea... rsrsrs... enfrentar o período menstrual, o que não é fácil.... os hormônios acabam com a gente..... você quer chorar, quer matar alguém, quer devorar uma barra de chocolate, quase morre de cólica, mas tem fazer cara de paisagem e fingir que está tudo bem.... tem que lembrar todo santo dia de tomar o comprimido.... a responsabilidade é nossa.... de lembrar de tomar o comprimido.... temos que combinar a roupa com o sapato, com a bolsa, com o cinto, com o brinco, com os acessórios...... temos que ter vários pares de sapatos e várias bolsas, mas os homens não entendem isso.... temos que cuidar da nossa casa.... pense num universo onde tudo depende de você.... as roupas não aparecem limpas e passadas, a comida não se auto-cozinha sozinha, o pó não desaparece da mesma forma que ele aparece..... alguém faz isso, alguém cuida de cada canto da casa (ou pelo menos tenta), para que tudo fique em ordem.... a nossa casa é um refúgio depois de um longo dia de trabalho..... quem é que deixa a casa um lugar agradável.... ou pelo menos habitável??? Nós mulheres fazemos tudo isso e muito mais, e ainda, temos que trabalhar fora e fazer a mesma jornada dos homens.... parece justo??? E olha que eu não falei ainda do trabalho da mulher-mãe.... ainda não tenho essa experiência para dividir, mas multiplique todo esse trabalho por 1.000 quando se tem um filho... dois.... três.... E a sociedade nos cobra..... "estejam lindas, perfeitas, impecáveis, faça um belo jantar para o marido, ele merece, trabalha duro o dia todo.... esteja sempre bem humorada, apesar "daqueles dias", sua casa deve estar sempre pronta para receber visitas, a qualquer hora, porque é fácil manter a casa limpa e organizada, existem produtos fabulosos, que fazem quase tudo por você.... você, tem que se divertir... sair com as amigas, ir ao cinema, tem que cuidar do corpo, fazer ioga, pilates, dança do ventre"...... essas coisas habitam a nossa cabeça diariamente... o tempo todo.... nos frustramos quando não conseguimos fazer algo, quando alguma coisa fica para tráz, ou quando não está bem feito..... essas coisas, ninguém olha, ninguém, vê.... o que se sabe sobre as mulheres, é que elas estão sempre se superando, mas não se sabe como, a qual preço, a qual custo......
Na verdade, esse é um pouco do meu sentimento sobre ser mulher, ás vezes, até eu mesmo acho impossível ser tudo isso, mas essa força vem.... de algum lugar e nos invade, tornando a nossa vida possível....




Falando em mulher, não posso deixar de falar da minha queridíssima cunhada Adeline, que fez aniversário no domingo dia 06.... ela é uma dessas super-mulher que eu conheço, trouxe ao mundo duas princesinhas lindas para colorir os nossos dias....
Parabéns Ade!!!! Muitas felicidades, sucesso, que Deus continue te dando forças para a sua longa jornada!!!

2 comentários:

  1. Noossaaaaa...que chiiique!!! Olha eu aqui! hehehehehe...
    Obrigada, Dani!Vc é muito especial pra mim!!!

    SObre o texto...adorei!
    Diz tudo...
    Gostei dessa parte: "você quer chorar, quer matar alguém, quer devorar uma barra de chocolate, quase morre de cólica, mas tem fazer cara de paisagem e fingir que está tudo bem...."
    Foi a que eu mais me identifiquei!!!!
    Hahahaha...

    Não é fácil mesmo.
    E parece que vc e eu estamos passando pelos mesmos tipos de sofrimentos, mesmo que sejam de forma diferente!

    Pode contar comigo. E, como eu disse no meu blog, pra chorar junto também. Às vezes é esse o maior consolo que alguém pode dar!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigaa, adorei tudo isso.... parece q vc leu meus pensamentos !!!
    Continue sempre !!!

    ResponderExcluir